Musculação ou Crossfit: qual é melhor para sua saúde?

Muitas pessoas desejam ganhar massa muscular ou emagrecer. A forma mais saudável é com exercícios físicos e dieta equilibrada. Além disso, a atividade física aumenta o bem-estar e qualidade de vida. Porém, podem surgir  dúvidas na hora de escolher a modalidade. Afinal, musculação ou crossfit: qual é melhor para sua saúde?

Entenda mais sobre esses dois tipos de atividades físicas e decida qual combina mais com os seus objetivos.

Como a musculação melhora a saúde?

A musculação é uma forma de ampliar a resistência e o fortalecimento corporal. Em geral, ela é realizada com o levantamento de pesos e séries próprias para cada grupo muscular. Cada treino costuma ser curto e com a intensidade apropriada para o aluno.

Logo, mesmo pessoas que nunca praticaram exercícios podem fazer musculação. Aliás, ela também é indicada para quem tem mais de 60 anos. Porém, sempre respeitando o limite de cada pessoa.

Muitos atletas costumam praticar essa modalidade como preparação física para os esportes. O objetivo principal é ganhar massa muscular, definir os músculos, reduzir o nível de gordura corporal e aumentar a massa óssea.

Na musculação as séries não são tão variadas sendo repetidas toda a semana. Ela ajuda na saúde ao trabalhar o condicionamento físico, flexibilidade, força, resistência e coordenação. Outra vantagem é que a musculação auxilia a reduzir o estresse, sendo uma ótima forma para aliviar o nervosismo.

Como o crossfit melhora a saúde?

O crossfit é um treinamento que melhora a saúde oferecendo mais força e condicionamento. Porém, ele tem mais impacto do que a musculação. Por isso, é preciso saber se o seu foco é um atividade intensa.

Esse programa é utilizado em unidades militares, academias de polícia e equipes de operação tática. Também é muito apreciado por atletas profissionais e campeões de artes marciais.

Uma vantagem dessa modalidade é o que os treinos são variados. Neles são trabalhados: ginástica, levantamento de peso, treino de core (29 músculos na região da bacia, lombar e pélvis), exercícios aeróbicos etc.

O crossfit é um ótimo exercício para realizar a queima calórica e melhorar a mobilidade articular. Os treinos na box (academia) ocorrem de 3 a 5 vezes por semana. A duração é entre 45 minutos a 1 hora diariamente, sempre com séries diversificadas.

Musculação ou Crossfit: qual é melhor para sua saúde?

Após conhecer a musculação e o crossfit, é hora de pensar sobre qual é melhor para a sua saúde. Entenda mais sobre cada um e faça a sua escolha. Porém, lembre-se de consultar um médico e conferir se você pode praticar alguma dessas atividades.

O treino de musculação é menos variado, feito com barras e pesos. Isso pode ser ruim para quem enjoa facilmente da repetição de atividades.  Já o crossfit utiliza outros elementos como bolas de ferro, pneus de trator, sacos de areia, entre outros.

Além disso, a musculação costuma ser mais solitária, com o aluno mantendo a concentração sem sua série, podendo ser mais leve ou intensa, de acordo com o praticante. Já o crossfit trabalha com a interação do grupo e é uma atividade de alto impacto.

As duas modalidades fazem bem para a saúde e ajudam a melhorar o humor, pois atuam na liberação de endorfina, serotonina e adrenalina. Então a escolha dependerá do seu gosto pessoal. Ou seja:

  • Atividades com mais intensidade ou intensidade variada,
  • Treinos diversificados ou que seguem uma rotina;
  • Prática grupal ou mais introspectiva.

Se ainda tem dúvidas, converse com seu preparador físico e veja o que ele indica. Assim, você poderá fazer a melhor escolha para o seu perfil.

Você já tem um veredicto entre musculação e crossfit? Deixe nos comentários qual é a sua atividade preferida.  

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